<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 23, 2003

Um Natal cheio de diversão e coisas doces. Um Novo Ano de melhor ambiente e pleno de estrondoso sucesso !!!!!!!!!!!! 

A TODOS OS QUE POR AQUI PASSARAM, VÃO PASSANDO, IRÃO PASSAR E NOS APOIAM, O DESEJAMOS !!!!!!!!!!!!








segunda-feira, dezembro 22, 2003

Comentários à notícia de 04/12, do Expresso Online sobre os Vigilantes da Natureza.  

Foram feitos apenas 14 comentários, sendo o título da notícia o seguinte:

"Ministro Amílcar Theias prepara para 2004 - GNR substitui Vigilantes da Natureza"

***********************************************
Vitor Mango 19:45 4 Dezembro 2003

Pois = TSF não Dorme Noticia
Eis
==========================
RIBEIRA DOS MILAGRES
População mobiliza-se para detectar descargas
A Comissão de Ambiente e de Defesa da Ribeira dos Milagres, em Leiria, garantiu hoje que vai começar a fazer fiscalizações regulares do curso de água durante a noite para prevenir novas descargas de esgotos das suiniculturas.

18:39
04 de Dezembro 03

De acordo com José Carlos Faria, da comissão, a população vai fazer mais vigilância nocturna da ribeira dos Milagres de modo a que os serviços da GNR sejam avisados com maior antecedência de eventuais descargas, permitindo uma melhor identificação dos infractores.
Esta manhã verificou-se uma nova descarga de esgotos de suiniculturas na ribeira, mas os residentes só detectaram o problema tarde demais para que a acção das autoridades fosse eficaz.
José Carlos Faria adiantou que a ribeira tem sido palco de sucessivas descargas de menor dimensão durante a noite. O dirigente associativo acusa os suinicultores de procederem a «despejos regulares» porque não conseguem tratar os efluentes das suas explorações.
A nova descarga sucedeu após a conclusão do acordo com os proprietários das explorações de suínos para a criação de uma empresa privada, a Reciclis, que vai gerir todo o processo de saneamento do sector.

Epicuro 21:59 4 Dezembro 2003

Vigilancia da Natureza
Eis que me dou por ignorante, pois não sabia da existência dessa associação. Quando ocorreram os incêndios de verão, eu não ouvi falar sobre eeses vigilantes, e pelo acontecido, eles não fizeram absolutamente nada para evitar ou ao menos minimizar os fogos florestais. Eu não sei se a GNR será capaz de exercer a vigilância necessária, mas pelo menos terá oportunidade de mostrar mais competência do que a APGVN. De qualquer forma, cabe também à população o papel de fiscalizar e denunciar aqueles que cometem crimes contra a natureza, a exemplo do que fazem os moradores de Leiria.

Taborda 05:28 5 Dezembro 2003

Ora aí está uma boa noticia
E se mesmo assim não chegar, acho bem que ponham lá o exercito.

shaka zulu 08:56 5 Dezembro 2003

como esperava!
É impressionante o que a proximidade das eleiçoes consegue fazer! Surgem medidas populares como esta, o país afinal já está a ficar rico(?), os impostos vão baixar, a gasolina tambem,... vem aí os amanhas que cantam! onde já vi este filme?

Francisco Semedo 11:28 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
Na minha opinião o desconhecimento por parte dos Portugueses da existência de Vigilantes da Natureza no nosso país deve-se ao pouco interesse que os sucessivos governos têm dedicado ao Ambiente. O Ministério do Ambiente sempre foi considerado o parente pobre de todos os Ministérios que constituiram os Governos em Portugal, a sua existência deve-se apenas ao interesse em receber subsidios destinados à Conservação da Natureza que depois são desviados para outros Ministérios que nada fazem pela protecção da Natureza mas que têm uma grande maquina de propaganda junto da Imprensa e que transmite para a opinião pública a ideia que eles são os salvadores do património natural português, o que é falso. Os Vigilantes da Natureza não têm como missâo o combate a incêndios florestais, mas apesar dos reduzidos meios que possuem estiveram a combater os incêndios no interior das àreas protegidas, como não têm uma cobertura mediática e não existe interesse por parte do Governo na divulgação desta profissâo, leva as pessoas a fazer comentários que revelam um profundo desconhecimento da realidade.
Quero ainda lamentar a falta de interesse por parte das ONGA's Portuguesas relativamente a este assunto, tendo sido as ONGA's internacionais e a própria Comissária Europeia a pressionar o Governo Português para a realidade que se vive em Portugal, ou seja, substituir Vigilantes da Natureza por Militares e transferir meios e formação que deviam ser destinados aos profissionais que dedicaram toda a sua vida à defesa do Ambiente não me parece nada correcto e é a demonstração clara que vivemos num país muito atrasado na defesa do Ambiente.

Gambina 15:11 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
Fico muito contente, quando vejo que ainda existem "homens" que lutam pela Conservação da Natureza.
É de lamentar que em pleno século XXI apenas um punhado de homens se interesse pela defesa do Ambiente, defender a Natureza deveria de ser um dever de todos e não a luta constante de só alguns.
Os Vigilantes da Natureza têm toda a minha admiração pelo seu profissionalismo, pela sua dedicação, pelas lutas constantes em prol da conservação da natureza.
É de lamentar que quando morrem aves de rapina no Parque Natural do Tejo Internacional, aves quase extintas no nosso país se dê destaque na televisão ao trabalho de uma ONG e da GNR e não se diga que quem tratou as aves,que quem andou no campo a procurar aves moribundas para as tentar salvar que foram os Vigilantes da Natureza, que nem uma viatura têm para se deslocar.É de lamentar que se dê destaque às ong's na altura do caso "prestige" e quem andou no terreno a recolher aves petroleadas tenham sido os Vigilantes da Natureza.
Penso que o Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, deveria chamar-se Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Cidades, assim ficaria claro que existia alguma preocupação ambiental o que me parece não ser o caso.
Existe uma necessidade urgente de uma nova política ambiental, o ambiente não pode ficar sempre em último lugar, o meu obrigada a todos os Vigilantes da Natureza.
Um Bom Natal !

Helenacachucho 16:05 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
O Ambiente só interessou e mal aos nossos governantes enquanto a Comunidade Económica Europeia deu fundos para resolução de problemas, agora como os fundos estão a acabar e os problemas Ambientais não dão votos, nas eleições legislativas, o governo está-se nas tintas para as Áreas Protegidas e para os Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDRS)do Ministério do Ambiente. Logo se acabarem com os VIGILANTES DA NATUREZA, para eles até é um alívio, assim sempre se podem desculpar se forem chamados à responsabilidade pelas Convenções Internacionais que não sabem dos problemas existentes. Eu diria mais Os VIGILANTES DA NATUREZA, são elementos fundamentais no terreno para o desenvolvimento de uma politica ambiental (coisa que o nosso governo também não sabe o que é) Agora como pretendem limpar a imagem da GNR, toca de os colocar nas questões ambientais, daqui a algum tempo iremos certamente ouvir falar sobre a corrupão do SEPNA (GNR) no Ambiente

Rako 16:33 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
É de lamentar que algumas pessoas ainda não conheçam os vigilantes da natureza a que digam não os ter visto durante os fogos do Verão! Provavelmente é porque conhecem mal o país, ou então não visitam as áreas protegidas!
Convido essas pessoas a visitarem o Parque Natural do Tejo Internacional e, sugiro, que pessam para acompanhar o trabalho de campo dos vigilantes da natureza em pleno mês de Julho, ou Agosto!

nelpick 16:39 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
O Património Natural de Portugal, ainda é dos mais valiosos da Europa, mas pela forma como o Governo encara a Conservação do Património, leva-me a crer que mais tarde ou mais cedo, vamos perder este estatuto. Nada, até este momento, o Governo fez, em prol da Conservação da Natureza. O unico acto que consta é a redução do Orçamento. Podera, há alguém com mais força e com um objectivo, o lucro imediato. Os Vigilantes da Natureza estão preparados para defender o património e da melhor forma, com todo o profissionalismo, porque assim estão vocacionados, assim foram preparados. Não é de certeza a GNR.

Rako 17:17 5 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza
E, se possível, passem durante o fim de semana!

olharcritico 18:12 5 Dezembro 2003

Boa notício acabem com os Guardas da Natureza e com o ministério do Ambiente virtual, onde o ministro tem dinheiro para gastar em empresas de imagem, mas corta dos serviços. Muito bem!

Taborda 19:51 5 Dezembro 2003

Vigilancia bem feita era cada corporação de bombeiros ter um helicoptero que só parava no verão para reabastecer, em vez das carradas de F-16 que não nos servem para nada.
Era até uma boa solução...criar uma linha de montagem para helicopteros e corvetas de vigilancia. Quando estivessemos servidos, começavamos a vender ao estrangeiro.

nujoroca 01:23 6 Dezembro 2003

Vigilantes da Natureza, o que são?
Por muitos dos comentários efectuados, se verifica que a santa ignorância ainda è venerada em Portugal, quem desejar melhor se informar sobre os Vigilantes da Natureza,as suas áreas de actuação e os problemas que enfrentam, pode consultar o BLOG com o seguinte endereço: http://vigilantes-da-natureza.blogspot.com/
Desejo a todos uma boa morte à ignorância!!

Taborda 07:54 7 Dezembro 2003

Caro nujoroca
Não são as pessoas que são ignorantes...são vocês que fazem tão pouco que nem se dá pela vossa existencia.

***********************************************
Link da noticia - http://online.expresso.pt/home/interior.asp?id=24741723

domingo, dezembro 21, 2003

Lince capturado em Espanha. 

Em Espanha avança-se na luta contra a extinção das espécies! Mais um Lince para reprodução.

Em Portugal, evidências permanentes da existência de exemplares de Lince Ibérico já não se encontram, apenas relatos de alguns avistamentos e colecta esporádica de dejectos em zonas de fronteira com Espanha, pelo que è evidente que por cá a viabilidade da espécie já não existe.

No Entanto, continua-se a gastar tempo, dinheiro e muitos outros recursos no estudo deste caso, a elaborar relatórios e a cumprir programas que deveriam ter sido executados à mais tempo e de uma forma massiva. Quando muito, Portugal será apenas um campo de experiências para os investigadores aumentarem o seu currículo teórico.

Este tardio empenho tem consumido e está a consumir enormes recursos, os quais são necessários para que outras espécies, em Portugal, não cheguem ao limiar da extinção absoluta como o Lince, as quais necessitam de urgentes medidas especiais de protecção, de melhoria de habitat e de preparação de introdução de exemplares criados em cativeiro.

Mas como para todos também è evidente, muitas das espécies em causa, não têm tanta projecção mediática e não trazem tanto “prestigio pessoal” como o Lince.


"Andaluzia - Capturado primeiro lince para plano de criação em cativeiro espanhol.

Um lince-ibérico (Lynx pardinus) escolhido especificamente pela sua idade e peso foi capturado na Serra de Andújar de Jaén para iniciar o Plano de Criação em Cativeiro espanhol, anunciou o jornal "El Mundo" online.

O plano já conta com quatro fêmeas mas este é o primeiro macho que se consegue juntar ao projecto.
Rubí foi capturado no Parque Natural da Serra de Andújar e deverá passar agora uma quarentena no Centro de los Villares de Córdova antes de se saber se está apto para ser levado para o Centro de El Acebuche.

O lince capturado é um macho que já tinha sido identificado no ano passado pela Fundación CBD-Habitat, no âmbito de um projecto Life da Junta da Andaluzia, com a participação do Ministério do Ambiente espanhol.

O plano de Criação em Cativeiro que agora vai começar no Centro del Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, já tem quatro fêmeas: duas adultas - Morena (14 anos) e Esperanza (três anos) - e duas mais jovens - Aura e Sali, ambas com 18 meses.
Centro de poucas semanas está previsto que se realize uma nova captura, desta vez um macho de Doñana.

Até domingo deverá também ser transferido o terceiro macho disponível, um exemplar com oito meses chamado Cromo, capturado em Abril no Parque Natural da Serra de Andújar e que foi recuperado nas instalações do Zoo de Jerez.

Todos estes sete animais constituem o "núcleo genético fundador" com que se pretende iniciar o Plano de Criação em Cativeiro desta espécie ameaçada de extinção.

A responsável pelo projecto será a veterinária Astrid Vargas, que já trabalhou nos Estados Unidos para o US Fish and Wildlife Service, num programa de criação em cativeiro.

Juan del Álamo, secretário-geral do Ambiente espanhol, comentou que a captura do primeiro macho foi um "feito" que vai viabilizar o projecto. Álamo lembrou a "colaboração total" entre o Ministério do Ambiente e a Junta da Andaluzia para concretizar o plano.

A diminuição desta espécie em Espanha é considerada dramática. Dos 1200 indivíduos em 1998, passou-se para menos de 200, segundo dados do último censo.

Há sete anos, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), considerou o lince-ibérico o felino mais ameaçado do mundo, superando o tigre de bengala."



Noticia - publico.pt, 27/11/2003


This page is powered by Blogger. Isn't yours?